Dúvidas sobre investir em franquia? conheça TRÊS MITOS
Ao pensar em investir em franquia pode ser que surjam dúvidas. Em geral, algumas delas são bastante pertinentes e outras têm origem no senso comum. Por isso, selecionamos alguns dos principais questionamentos que podem surgir na cabeça do empreendedor.
É preciso ter muito dinheiro para investir em uma franquia?
Não necessariamente, mas em geral quanto maior o valor do serviço ou produto oferecido maior tende a ser o custo para abrir uma franquia. Por exemplo, um quiosque de sorvetes tende a ser mais barato do que uma oficina mecânica. Isto é, o valor investido varia de acordo com o tipo de franquia.
Investir em franquia não deixa de ser uma forma de empreender, de abrir um negócio. Dessa forma, não é necessário apenas o investimento para abrir as portas (que incluem desde a preparação do local até a compra do maquinário apropriado), mas também ter um capital de giro para pagar funcionários, investir em divulgação e até mesmo comprar insumos básicos.
Abrir um negócio próprio é como fazer uma reforma: é preciso estar preparado em caso de imprevistos.
Ser franqueado me garante sucesso?
Não necessariamente. Embora as chances de êxito se tornem muito mais elevadas. Imagine a situação: a franqueadora repassa todo o conhecimento que tem, bem como as formas para que o negócio dê certo, mas o franqueado simplesmente ignora e faz do seu jeito… Quais as chances de dar certo?
A grande questão é estar preparado e ter o perfil empreendedor. Não basta ter o valor para investimento, é preciso saber agir e entender o porquê de fazer parte de uma franquia. Isto é, a franqueadora dará as diretrizes e o apoio necessários, mas cabe ao franqueado tomar decisões e gerir o próprio negócio. Por isso, não se pode ser leviano ao decidir entrar no ramo de franquias.
Preciso ser expert no assunto para abrir uma franquia?
Não, é possível ser um franqueado sem ter experiência. Mas é preciso que se conheça o básico do ramo e também de administração. Isso não é regra, porém o conhecimento da área facilita a tomada de decisão e pode contribuir para se fazer as melhores escolhas.
E isso se torna evidente no momento da contratação dos colaboradores, na compra de insumos ou na seleção dos serviços prestados. Saber quais são as melhores práticas, identificar ações equivocadas e escolher produtos com o melhor custo-benefício estão diretamente relacionados ao conhecimento do empreendedor sobre o assunto.
E tem ainda um fator que torna tudo ainda mais fácil: paixão no que faz. No caso da High Torque, a paixão pelo mundo automotivo leva os franqueados a sempre querer aprender mais. Por falar nisso, já assistiu o último vídeo em nosso canal?