High Torque

Mercado de franquias cresce 17,2% no 1º trimestre de 2023

O faturamento nominal do mercado de franquias registrou um crescimento de 17,2% no primeiro trimestre de 2023. Isso, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A receita passou de R$ 43,380 bilhões para R$ 50,854 bilhões. 

Mercado de franquias: o faturamento do setor automotivo cresceu 11,4% no trimestre.

Dentre os fatores que contribuíram para este desempenho, estão a retomada mais forte das atividades presenciais e a demanda por serviços. “Esse crescimento superior a 17% é a melhor performance já registrada em um primeiro trimestre do ano. Desse modo, os números marcam a trajetória de recuperação do setor de franquias. Ficam sinalizados também os avanços dos players do setor com mais investimentos na digitalização dos negócios: em fazer mais com menos, mantendo ganhos de escala, entre outros fatores”, comentou o presidente da ABF, Tom Moreira Leite. 

“Mas alguns desafios se mantêm, como um mercado mais competitivo e instável, com um consumidor mais exigente, a recuperação do tíquete médio, impactado pelos descontos para manutenção da demanda ao longo da pandemia. Além disso, há os reflexos das incertezas no campo macroeconômico, a inflação e juros em níveis elevados e a histórica dificuldade na obtenção de crédito”, completou.

Perfil franqueados – mercado de franquias 

O estudo traçou pela segunda vez o perfil dos novos franqueados (de acordo com a percepção dos franqueadores). “Empresário procurando novas oportunidades” permanece liderando e cresceu. Assim, estes têm participação de 34,9% ante 29,0% no primeiro trimestre do ano passado. Dessa forma, o perfil de “Investidor” manteve-se estável, passando de 17,8% para 17,9%.

Já os grupos de empreendedores que buscam uma franquia “Como opção de carreira”, “Complemento de renda ou vendas” e “Alternativa de ocupação ou vendas” tiveram um decréscimo. Possivelmente, um reflexo da recuperação da taxa de emprego e a atividade econômica de forma geral. Além disso, o perfil de “Aposentado” teve uma alta de 1,6% para 2,3%. 

Entre em contato para se tornar um franqueado!

GRANDPRIX

Lorem ipsum dolor sit amet, qui aperiam vituperatoribus at. Aliquip percipit ei vix, ceteros mentitum reprehendunt eu est.

instagram

QUICK INFO

Monday-Friday: 9am to 5pm; Satuday: 10am to 2pm
7300-7398 Colonial Rd, Brooklyn 242 Wythe Ave #4, Brooklyn
+ (123) 124-567-8901 + (123) 124-567-8901
grandprix@qodeinteractive.com grandprix@qodeinteractive.com