Image Alt

High Torque

Investir em franquia é seguro? Vale o investimento?

Sim, é seguro investir em franquia. Mas, é preciso tomar cuidado com alguns detalhes para que o negócio seja bem-sucedido

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou que a quantidade média de unidades por rede de franqueadoras cresceu 6,5% em 2020.

Uma das principais vantagens desse tipo de investimento é que você controla a situação. Por exemplo: se a franquia não está vendendo o suficiente, é possível identificar onde está o problema e corrigi-lo. O que não seria possível em uma aplicação como renda fixa ou variável, na qual você não tem controle algum para além de comprar ou vender.

Outra vantagem é que você tem a possibilidade de ampliar seus ganhos, otimizando os custos e/ou conquistando mais clientes. É claro, que é preciso considerar a situação como um todo, analisar balanços contábeis antes de tomar qualquer decisão. Mas, o ponto é que você tem a possibilidade de agir sobre o seu investimento.

Além disso, outro benefício de investir em franquias é que você não perde tempo na tentativa e erro. Você já recebe a fórmula de um negócio que realmente dá certo, desde que o franqueado siga as diretrizes da franqueadora e se dedique ao negócio.

Não quero empreender, e agora?

É possível investir em uma franquia sem ser o empreendedor responsável por ela. Nesse caso, o ideal é que você confie nas capacidades profissional e ética da pessoa que vai administrar a franquia. Afinal, ela estará administrando o seu dinheiro. E caso não o faça da maneira correta, você não poderá pedir reembolso.

Não há risco investir em franquia?

Todo investimento é passível de risco, o exemplo citado antes é um tipo de risco. Investir na poupança é seguro? Sim. Ainda assim tem risco, mesmo que baixo (o banco pode falir, o presidente pode confiscar as reservas financeiras, etc.). O investimento em franquia é semelhante. É seguro porque o gestor sempre tem formas de equilibrar as contas, o modelo de negócio dá certo e a marca geralmente já é conhecida. Mas, existe risco e dizer que qualquer tipo de aplicação financeira é risco zero é uma mentira.

Como reduzir o risco então?

O ideal é conhecer tudo sobre a franquia de interesse, falar com franqueados e com clientes, além de estudar o próprio mercado e o comportamento do consumidor. Essas informações trazem segurança na hora da escolha. Mas, para além disso, é preciso que você se organize e planeje as próximas etapas… o seu investimento cobre o custo inicial da franquia e mais o valor de capital de giro?

Como qualquer investimento, é preciso ter tudo na ponta de lápis antes de tomar qualquer decisão.

Conheça as unidades High Torque: https://www.hightorque.com.br/oficinas/. E conheça a franquia High Torque: http://franquiahightorque.com.br/index.php/a-franquia/

Post a Comment

GRANDPRIX

Lorem ipsum dolor sit amet, qui aperiam vituperatoribus at. Aliquip percipit ei vix, ceteros mentitum reprehendunt eu est.

instagram

QUICK INFO

Monday-Friday: 9am to 5pm; Satuday: 10am to 2pm
7300-7398 Colonial Rd, Brooklyn 242 Wythe Ave #4, Brooklyn
+ (123) 124-567-8901 + (123) 124-567-8901
grandprix@qodeinteractive.com grandprix@qodeinteractive.com